Ao ar livre Passeio

16 ideias de passeios com criança de férias em Brasília

foto do Parque Ana Lídia

Foto: Com Filhos por aí!

A partir de segunda-feira (29/06), algumas escolas de Brasília já começam o período de recesso. Pensando nisso, fizemos uma lista de 16 ideias de passeios em Brasília durante o mês de junho/julho. Muitos lugares vale a pena conhecer depois das férias também.

Passeios com criança de férias em Brasília

 1. Ir ao Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

Em julho, no CCBB terá: Teatro de Marionetes Lokvar de Praga (2 a 05 de julho), o espetáculo infantil Charivari, da Cia. Teatral Mapati, (18 de julho a 02 de agosto), entre outras atrações. Veja mais informações no site do CCBB. Outras ideias de o que fazer no local no artigo CCBB Brasília do blog.

2. Visitar o Jardim Zoológico de Brasília

Além de conhecer, ver ou rever muitos animais, o Zoo é legal para brincar pois tem um amplo espaço gramado e muitas sombras. Fazer piquenique é uma boa ideia para o lugar. Mais informações: http://www.zoo.df.gov.br

3. Ir ao Planetário de Brasília

O local oferece uma cúpula de 12,5 metros de diâmetro com capacidade para 80 pessoas por sessão. O mais legal é ver a projeção no teto do Planetário. O ingresso para as sessões é 1kg de alimento não perecível. Crianças até três anos, acompanhadas pelo responsável, não pagam. A entrada no prédio para visitação das instalações e exposições é franca. Veja no site os horários das sessões e mais informações: http://www.sect.df.gov.br/planetariodebrasilia/funcionamento.html.

4. Andar de bicicleta no Parque da Cidade

O Parque Sara Kubitschek, conhecido como Parque da Cidade, oferece três percursos de pista de cooper e ciclismo com 10 km, 6km ou 4km. No artigo O que fazer no Parque da Cidade com criança você tem mais informações.

5. Brincar com areia no Parque Ana Lídia

O Parque fica dentro do Parque Sara Kubitschek, próximo ao estacionamento 12. Os brinquedos em sua maioria são de ferro e tem um espaço grande com areia para as crianças brincarem. Vale a pena levar tolha e roupa de banho para tomar uma chuveirada após a brincadeira. As sombras e o gramado são convidativos a um piquenique.

6. Brincar no Parque Nicolândia

O parque também fica dentro do Parque Sara Kubitschek mas é particular e paga-se para usar os brinquedos. O Parque Nicolândia tem atrações para as crianças pequenas e para as grandes. Mais informações: http://www.novanicolandia.com.br/ No site é possível ver a lista de atrações, a programação e comprar ingressos com desconto.

7. Fazer piquenique no Jardim Botânico de Brasília

O centro dos visitantes do local é bem arborizado, com muita sombra, mesas de concreto e madeira, um parquinho bem legal para as crianças, banheiro e bebedor. Veja mais informações no artigo Jardim Botânico de Brasília.

8. Ir no Parque Nacional de Brasília (Água Mineral)

A principal atração do parque é a parte das piscinas. Elas se formaram a partir dos poços de água, que surgiram às margens do Córrego Acampamento. Mais informações: http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/213-parque-nacional-de-brasilia.html

9. Ver a exposição Brinquedos à mão na Caixa Cultural de Brasília

Os brinquedos da exposição foram feitos à mão por artesãos, que transformam barro, pedaços de pau e de pano, latas de óleo e caixas de papelão em objetos capazes de despertar emoções e fantasias, estimulando a criatividade e a afetividade. As peças foram reunidas por Sálua Chequer ao longo dos últimos 30 anos, durante pesquisas de campo em diversas cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí. Mais informações: http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Releases/Noticia.aspx?releID=696

10. Passear no Calçadão da Asa Norte

Localizado no final da L2 Norte, o Calçadão tem um pier com cerca de 1 km de comprimento à beira do Lago Paranoá. O local também tem um parque infantil, um “Ponto de Encontro Comunitário” com aparelhos para exercícios físicos e conta com aluguel de caiaques. Para usar o caiaque, você recebe instruções e deve estar apto para remar. O colete salva-vida é obrigatório e fornecido no local.

11. Ir à Ponte JK

As margens do Lago Paranoá, perto da Ponte JK (no sentido Plano Piloto/Lago Sul) tem algumas atrações legais para crianças: um parquinho de madeira e aluguel de pedalinho, caiaque e prancha para fazer Stand-Up. Perto do local tem restaurantes e lanchonetes.

12. Ir na Ermida Dom Bosco (Parque Ecológico Dom Bosco)

Fica a beira do Lago Paranoá e é ótimo para as crianças correrem e tomarem banho no Lago, que nesta parte é limpo. Possui uma rua asfaltada bem inclinada ideal para a prática do Downhill sobre skate. No local fica a Ermida Dom Bosco ponto turístico de Brasília. Não tem parquinho. Mas tem ponto para pescaria, deck sob o Lago e banheiro. Endereço: SHIS QL 30 – Lago Sul. Funcionamento: Aberto todos os dias das 6 às 18hs. Entrada franca.

13. Passear no Pontão do Lago Sul

O Pontão fica em um dos lugares mais bonitos de Brasília. Além de uma vista super legal, tem restaurantes, bares, quiosques, parquinho para crianças entre outras atrações. Das margens é possível ver as manobras radicais de esportes náuticos no Lago Paranoá, praticados por amadores e profissionais de wakeboard e de windsurfe. Um lugar super agradável para ir com a família. Mais informações http://www.pontao.com.br/home/.

14. Conhecer um parque diferente

Veja o artigo Você sabia que o DF tem mais de 33 parques? do blog e programe-se para conhecer um local diferente para você e sua família.

15. Passear pela Praça dos Três Poderes

Aproveite as férias para apresentar Brasília aos brasilienses. Na Praça dos Três Poderes ficam a Bandeira da República, o Panteão da Pátria, o Museu das Cidades, o Espaço Lúcio Costa e da para ver o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o STF. Outra diversão e correr atrás dos pombos, o que toda criança gosta de fazer. Vários eventos vem acontecendo no local com o intuído de ocupar a praça.

16. Ir ao cinema e passear pelo shopping

Leve as crianças ao cinema e aproveite para passear com elas pelo shopping. Brasília tem ótimas salas de projeção que estão dentro de centros comerciais preparados para receber crianças com banheiros infantis adaptados e fraldários bem equipados. Destacamos os filmes infantis: Minions, Divertida Mente, Dragon Ball Z e Jurassic World – O mundo dos dinossauros.

Sites dos cinemas: Cinemark e Kinoplex

Gostou das ideia? Compartilhe com a gente as suas indicações de lugares para ir com as crianças durante as férias.

Um presente para você e sua criança!

Ganhe o livro de atividades gratuito  Solte a imaginação - Desenho direto no seu e-mail! Você também receberá as novidades do blog.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Raquel Araujo diz:

    Amei as dicas!!! Fiz algumas adaptações, mas o passeio do Jardim Botânico foi sem dúvida o melhor e Adaptei assistir o filme Divertida Mente no Cine Drive-in foi muito legal!!!

  2. Malu Naves diz:

    Que legal Raquel! Também adoro o drive-in. Ótima dica.