Dicas de livros

Sobre ícones do rock e pum

Sobre ícones do rock e pum

 

Como dica de livro para ler com as crianças Tereza e Joaquim (6 anos) sugerem Rock Para Pequenos – Um Livro Ilustrado Para Futuros Roqueiros de Laura D. Macoriello e Quem Soltou o Pum? de Blandina Franco. As obras despertam o interesse das criança já no título e trazem muitas informações bacanas.

“Presenteie o Joaquim com o livro Rock para pequenos porque ele gosta de rock. Além de trazer a história dos ícones do rock, tem alguns ensinamentos legais para os pequenos como cuidar dos amigos, esforço e dedicação, entre outras lições além de ser um rockstar. O livro tem as letras em caixa alta o que facilita a leitura para os iniciantes (fase em que meu filho está) e estimula a leitura junto com a gente.

No livro Quem soltou o pum o interesse já é despertado só com o título da obra. A autora conseguiu fazer um trocadilho bem interessante para os pequenos. Acredito que ao ler a história estimula as crianças a noção de abstrato e de concreto. Por mais que eles veem que é um cachorro, eles também imaginam a relação com o pum sendo os gases. Isso tudo em uma história super divertida para adultos e crianças. Nós sempre rimos quando lemos o livro. Além disso, a história se passa no cotidiano de uma família o que facilita às crianças imaginarem as situações como algo do seu próprio dia a dia.”

Tereza e Joaquim

Joaquim e seus pais Bessa e Tereza.

Sinopse do livros

Rock Para Pequenos – Um Livro Ilustrado Para Futuros Roqueiros, autora Laura D. Macoriello –  Edições Ideal

O livro nasceu da união entre duas paixões: rock e crianças. Sem muita firula, com textos diretos e ilustrações coloridas, o livro apresenta para os pequenos esse incrível mundo do rock e alguns dos seus ícones. Os “personagens” foram escolhidos a dedo pela autora Laura D. Macoriello: Jimi Hendrix, Elvis Presley, Janis Joplin, David Bowie, Angus Young, The B-52s, The Rolling Stones, Chuck Berry, Steve Harris (Iron Maiden), Ramones, Beatles, Kiss e Ozzy Osbourne.

Laura, mãe da pequena Olívia, sabe como é difícil ensinar bons hábitos/maneiras para as crianças, e por isso usou a tática de mostrar os ídolos como bons exemplos. Assim, Hendrix incentiva a escovação dos dentes, Elvis recomenda cabelos bem penteados e Bowie mostra a importância de respeitar as diferenças. O encanto visual de Rock Para Pequenos é fornecido pelo traço do ilustrador mineiro Lucas Dutra.

Quem Soltou o Pum?, autora Blandina Franco – Companhia Das Letrinhas

A história é simples, mas a sacada é das boas: imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! Daí dá para tirar diversos trocadilhos, criando frases e situações realmente hilárias. É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda, o que faz o menino passar muita vergonha. Pobre Pum. E pobre dono do Pum! Mas não tem jeito, com o Pum é assim mesmo: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause certos inconvenientes.

Gostou da indicação? Compartilhe com seus amigos.

Quer participar da coluna Dicas de livros? Mande sua indicação e diga porque você e seu filho gostam do livro indicado para contato@comfilhosporai.com.br.

Um presente para você e sua criança!

Ganhe o livro de atividades gratuito  Solte a imaginação - Desenho direto no seu e-mail! Você também receberá as novidades do blog.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixar uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!